Páginas

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Uma Casa Feita de Doces

 

A minha opinião: 

O título. Intriga. Pensei numa história infantil. A história confunde mas fascina. Uma espécie de projeção futura não muito distante das alterações tecnológicas que afetam o modo de viver e a maneira de pensar.

A vida é circular e várias são as narrativas interligadas com diferentes personagens. Retalhos de vidas que procuram a autencidade num mundo moldado por Mandala. Uma rede virtual em que se acede a memórias. Uma casa feita de doces mas que amargam.

Um romance complexo e inteligente que parece um puzzle mas em que me perdi para o fim sem obter a devida compensação. Admito como falha minha.

Autor: Jennifer Egan
Páginas: 416
Editora: Quetzal Editores
ISBN: 9789897228377
Edição: junho/2023

Sinopse:
Um romance sobre a procura da autenticidade e do sentido, num mundo em que a memória e a identidade deixaram de ser privadas.

O brilhante Bix Bouton, criador da milionária Mandala, uma empresa tecnológica, desenvolveu o programa «Sê Dono/a do teu Inconsciente», que permite o acesso de cada um a todas as suas memórias e às dos outros - ou a uma memória coletiva. A adesão a esta «rede» é grande, mas há detratores. Em narrativas interligadas, em diferentes estilos e registos, mostra-se o impacto desta tecnologia nas personagens cujos caminhos se cruzam ao longo de várias décadas.

Vamos rever figuras de A Visita do Brutamontes, como a cleptomaníaca Sasha (que, entretanto, devolveu tudo o que tinha roubado e se transformou numa artista), ou o empresário Lou Kline e o seu antigo protégé Benny Salazar, cujo filho, Chris, agora adulto, se encontra no lado oposto da barricada da Mandala; mas vamos conhecer muitas outras (as descendentes do livro inaugural). Uma Casa Feita de Doces proporciona uma leitura pop, tecnológica, musical, lúdica, estonteante, inteligente e imaginativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário