Páginas

terça-feira, 31 de outubro de 2023

O Monte do Silêncio


A minha opinião:

É sempre uma surpresa quando um livro nos prende de imediato por uma escrita apurada e eloquente ainda que irónica numa história muito intrigante e bem contada.O narrador recua ao passado e retoma à atualidade para relembrar a tragédia de Norma e por arrasto a sua história e da sua familia alargada com muito dinheiro e poder em que as aparências significavam quase tudo mas havia muitos podres a esconder. 

Não parece muito original mas é brilhante pela forma veloz como é contada e a assertiva critíca social a um Portugal de contrastes. Sem esquecer a família em questão que não tem nada de banal. 

O pior é que gostei do Diogo e do seu corrosivo humor que arrisco uma monumental ressaca literária. Uma personagem censurável que se depreciava num romance com ambiente de thriller. Tão bom que Francisco Camacho ganhou destaque como um dos meus autores imperdíveis. Brutal!

 
Autor: Francisco Camacho
Páginas: 368
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722079020
Edição: setembro/2023

Sinopse:
Diogo vive atormentado por duas tragédias, uma na infância e outra na adolescência, numa família da alta burguesia reconstruída por um tio que cultiva o segredo e a mentira. Os traumas do passado empurram-no para uma existência desregrada e sem rumo, em que os problemas de memória e os sentimentos de culpa o afastam cada vez mais da verdade acerca de si próprio e daqueles que o rodeiam.

Até que, numa manhã de setembro em que o sol brilha intensamente mas um horizonte negro anuncia a tempestade, o cadáver de Norma, a afilhada do tio sobre a qual pouco se sabe, é encontrado no cenário majestoso da Praia do Eco. Ao ver-se envolvido na morte de Norma, depois de um telefonema inesperado que o faz recuar aos tempos da juventude, Diogo inicia uma jornada de descoberta que o levará a pôr em causa a sua própria história e a desfazer os equívocos de toda uma vida.

Passado entre a Lisboa dos anos oitenta e os dias de hoje, em ambientes que ilustram um país feito de desigualdades e satirizam uma certa elite portuguesa ciosa das aparências, O Monte do Silêncio é um romance profundamente visual, com uma atmosfera de thriller psicológico e um enredo sinuoso que prende o leitor até à última página.

Sem comentários:

Enviar um comentário