Páginas

domingo, 29 de outubro de 2023

Pecados Passados

A minha opinião:

O primeiro caso da inspectora Kerstin Seeliger em Portugal em subtítulo não me passou despercebido. O que também me parece razoável depois de ler a biografia de Manfred Grebe que reside desde 2006, em permanência, na região de Sintra. Muitos são os escritores de diferentes latitudes que escolhem o nosso país para viver. Nada mais justo do que ler as suas obras.

Pragmáticos. Kirsten é e Burger também, ou não fossem eles inspectores alemães. Ainda que ela investigue o assassinato do avô mantêm o sangue frio numa narrativa que se debruça sobre o passado para justificar o crime no presente em que os indícios levam a Portugal. Os afetos não me convenceram mas é uma história fácil de acompanhar e muito fluída. Manu é o grande herói português desta história.

A gastronomia, a hospitalidade e simpatia do povo português estão em destaque. Provavelmente, o que o autor tanto preza neste pequeno país. E muita ação com vários participantes que nos levam para um ambiente de romance de espionagem em que o enquadramento não deixou de ser real. O resto é liberdade criativa do autor.

Autor: Manfred Grebe
Páginas: 320
Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722545006
Edição: abril/2023

Sinopse:
Um crime do presente põe a nu segredos antigos, na sombra da Segunda Guerra Mundial…

Kerstin Seeliger é uma jovem e atraente aspirante a comissária da Polícia Judiciária de Hamburgo. Sobre a morte acidental do avô Ulrich, repentina e envolta em mistério, Kerstin tem a sensação de que há alguma coisa que não bate certo. Ulrich levava a cabo uma investigação em torno do pai que não chegara a conhecer, mas isso colocou-o na pista de um segredo de proporções inimagináveis. Agora, também Kerstin começa a fazer perguntas, o que trará consequências que colocam em risco a sua vida — não restam dúvidas de que há mais nesta história.

Nos documentos de arquivo do avô encontrará indícios sobre o submarino alemão U 193 desaparecido em 1944 e registos que apontam para uma vila na costa portuguesa. O próximo passo só pode ser partir para Portugal e, por sua própria conta e risco, continuar a investigação no nosso país. Contudo, ao regime nazi acrescentar-se-á o fantasma da PIDE, e ainda uma misteriosa quinta em Sintra, que parece guardar a chave para o enigma. As mortes não vão ficar por aqui… Quem poderá desejar, nos dias de hoje, que acontecimentos do período da Segunda Guerra Mundial permaneçam em segredo?

Num thriller imparável que entretece uma investigação emocionante do presente com crimes terríveis do passado, Manfred Grebe oferece-nos também uma homenagem a Portugal, à sua geografia e às suas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário