Páginas

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Amor e Perda

 

A minha opinião:


Não é um livro banal. Não é um romance. Não é ficção.
Este livro de forma sucinta e pragmática discute a parte da vida que quase sempre evitamos discutir, o fim. E esse foi o pedido. "Por favor, escreve sobre isto" disse o meu marido. O que descreve é algo muito conhecido. A doença de Alzeihmer. O que não é conhecido, aceito ou referido é o suícídio medicamente assistido, opção para um fim digno.

Desenganem-se se julgam uma narrativa lúgrube ou sentimental. É uma narrativa amadurecida, esclarecida e lúcida, em que o amor e a dor fazem parte mas a razão tomou a decisão, enquanto o podia fazer. "Prefiro morrer de pé a viver de joelhos."
Belíssima e serena Amy Bloom.

Autor: Amy Bloom
Páginas: 240
Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9789897833793
Edição: setembro/2023

Sinopse:
Amy Bloom começou a reparar em mudanças no marido, Brian. Reformou-se de um novo emprego de que gostava. Afastou-se das amizades mais próximas. Começou a falar bastante sobre o passado. Subitamente sentiu que existia uma parede de vidro entre eles. As suas longas caminhadas e conversas cessaram. O seu mundo foi lentamente abalado até uma ressonância magnética confirmar o que não podiam mais ignorar: Brian sofria de Alzheimer.

Ponderaram o impacto que isso teria no seu futuro como casal. Brian estava determinado a morrer de pé. A não viver de joelhos. Apoiando-se mutuamente numa última jornada, Brian e Amy tomaram a complicada decisão de recorrer à Dignitas, uma organização com sede na Suíça que permite às pessoas terminarem a sua própria vida com paz e dignidade.

Este livro discute a parte da vida que quase sempre evitamos discutir, o fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário