Páginas

domingo, 5 de novembro de 2023

Não Mais Amores

A minha opinião:

Um ano após a morte de Javier Marías li mais um dos seus livros, nomeadamente uma colectânea de contos, por ele designados como os aceites e os aceitáveis já publicados.

Bem escritos e criativos são maravilhosos. Sóbrios, bem humorados, intrigantes e muito curiosos. Não há qualquer relação entre eles, exceto o veredicto do autor sobre a qualidade destes textos. Contos que levam à reflexão sem que seja um exercício de esforço. Muita da sua sapiência sobre o ser humano fazem da leitura um prazer. Contos longos e curtos para um livro 

Autor: Javier Marías
Páginas: 408
Editora: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789897841033
Edição: novembro/2020

Sinopse:
Uma irresistível porta de entrada na obra de um dos mais aclamados autores espanhóis do presente.
Excelente porta de entrada no universo Marías, Não mais amores reúne todos os contos do autor, não apenas os que entraram em anteriores antologias como muitos outros nunca antes reunidos em livro.
E é um universo esplêndido o que encontramos, pleno de mistérios e volte-faces, de sombras e matizes, convidando a várias leituras. Nestas páginas encontramos um tradutor metido em sarilhos durante a rodagem de um filme com Elvis Presley; uma mulher que lê para um fantasma; um médico que visita mulheres presas a casamentos infelizes; um guarda-costas que testemunha a preparação de um homicídio; uma aspirante a actriz porno à espera de conhecer o seu companheiro no filme; um homem e uma mulher assassinados por uma lança africana; um mordomo fechado num elevador em Nova Iorque; um casal de mafiosos caído em desgraça; um assassino por encomenda que tenta dissuadir aqueles que o querem contratar; um escritor viciado em medicamentos que põe de lado a medicação para investigar o efeito da dor na existência. O mundo dos contos de Javier Marías é tão inquietante e sedutor que é difícil não mergulhar nele, encantados, enfeitiçados, mesmo sem saber se seremos capazes de sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário