Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Os Esquecidos de Domingo

A minha opinião:

Muito bom. Não desilude e mais uma vez surpreende.

Duas histórias decorrem em paralelo. A de Justine e a de Helène e ainda que distanciadas no tempo, estas duas mulheres são muito especiais e muito próximas. Mulheres solitárias, com um imenso sentimento de perda e uma rara sensibilidade. E também estas mulheres se confundem com a Violette, de A breve vida das flores (um romance posterior de Valérie Perrin mas que foi o primeiro em português).

Um daqueles livros que dão um bom filme com algumas reviravoltas em que nada fica por explicar.

Os esquecidos de domingo num lar de idosos são quem imaginamos e é um título maravilhoso.

Autor: Valérie Perrin
Páginas: 312
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722372503
Edição: novembro/2023

Sinopse:
Aos 22 anos, Justine vive com os avós e o primo, Jules, desde que os pais de ambos morreram num acidente. Os dias de Justine parecem suceder-se sem que nada se altere: trabalha nas Hortênsias, um lar de idosos na pequena aldeia onde habita, e adora conversar com os residentes. Entre eles, está Hélène, uma centenária cujo sonho sempre foi aprender a ler.

Justine e Hélène criam um profundo laço de amizade, alimentado pelas horas que passam a escutar-se e a partilhar memórias e sentimentos. E eis que, enquanto as conversas se multiplicam, três coisas acontecem: Justine começa a interrogar-se sobre a morte dos pais, compra um caderno no qual começa a escrever regularmente, e, no lar, surgem estranhos telefonemas que vão provocar uma pequena revolução nas Hortênsias… De que forma se entrelaçam as histórias? Como podem as antigas e novas memórias fazer Justine mudar o rumo da sua vida?

Como já nos habituou, Valérie Perrin deslumbra-nos com a sua enorme sensibilidade ao tratar os temas mais delicados das nossas vidas num romance em que a melancolia e a graça andam de mãos dadas e nada é deixado ao acaso do destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário