Páginas

domingo, 26 de novembro de 2023

As Árvores

 

A minha opinião:

Não só não detestei como amei. Que maravilha! Um thriller policial burlesco que prende e vicia. Uma vingança tardia com uma sucessão de crimes violentos com um elemento em comum, em que intervêm personagens muito peculiares que, nos levam ao riso. Uma história intringante que de tão bem contada apesar da mistura de ódio racial com algum "folclore" característico do Mississipi tem um tanto de macabro como os linchamentos.
"Se querem conhecer um lugar, há que falar com a sua história." (pag.116)
Um sítio a abarrotar de pategos ignorantes parados no século dezanove onde andam a matar brancos e encontram sempre o mesmo negro morto em todos os locais do crime.

Autor: Percival Everett
Páginas: 324
Editora: Livros do Brasil
ISBN: 978-989-711-215-7
Edição: setembro/2023

Sinopse:
Uma série de homicídios macabros toma de assalto a cidade de Money, Mississípi. O xerife, os seus ajudantes, o médico-legista e demais habitantes daquela localidade orgulhosamente branca reagem com desconfiança quando uma dupla de detetives estaduais, negros, chega para ajudar na investigação. Em cada uma das cenas do crime, um mesmo elemento deixa-os a todos cada vez mais perplexos: um segundo corpo, de um homem incrivelmente semelhante a Emmett Till, rapaz negro linchado naquela cidade 65 anos antes. Quando os detetives se convencem de que se trata de uma vingança, são surpreendidos pelo facto de haver registo de mortes em moldes idênticos um pouco por todo o país. À medida que os corpos se amontoam, a investigação é conduzida até à casa de uma senhora centenária com um assombroso arquivo histórico. As Árvores é um romance audacioso, de sátira mordaz, que avança a ritmo veloz, sem desviar o olhar dos fantasmas que encontra pelo caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário