Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

O Primeiro Dia

Autor:  Marc Levy
Edição: 2010, Julho
Páginas: 268
ISBN: 9789896660628
Editora: Edições Contraponto

Sinopse:
Um objecto misterioso encontrado num vulcão adormecido vai mudar para sempre a vida de Adrian e Keira. Juntos embarcarão numa aventura extraordinária que os levará das margens do lago Turkana, no coração de África, até às montanhas da China, em busca da resposta a uma das perguntas ancestrais da humanidade: como começou a vida na Terra?
Keira é uma arqueóloga ambiciosa e cheia de paixão que está a dirigir a sua primeira escavação no vale do Omo, na Etiópia. Quando uma tempestade de areia destrói a escavação, ela não tem outra hipótese senão abandonar a expedição e regressar a Paris. Traz consigo uma jóia estranha que lhe foi oferecida por um órfão etíope…

Adrian é um astrofísico de sucesso que está de licença sabática a fazer investigação num observatório remoto, no planalto de Atacama, no Chile. Contudo, incapaz de lidar com o ar rarefeito da altitude montanhosa, é obrigado a regressar a Londres.
Enquanto competem por uma bolsa prestigiosa em Londres, os caminhos de Keira e Adrian cruzam-se. Acidentalmente, Keira deixa a sua jóia com Adrian, fazendo despertar a sua curiosidade científica. Adrian começa a investigar as origens desta enigmática jóia, e rapidamente se apercebem de que há misteriosas personagens atrás do precioso objecto…

A minha opinião:
Um romance prodigioso, criativo, irreverente e muito divertido, que ainda assim nos faz pensar em coisas muito sérias, como é apanágio de Marc Levy.
Uma misteriosa e arrebatadora epopeia contada em pequenas capítulos com nomes de cidades (onde se desenrola a acção), acompanhando as sucessivas aventuras entre as duas personagens principais, que, quando se reúnem, colocam os seus conhecimentos e capacidades num perigoso desafio que um velho professor e espião lhes orienta, para desvendar a origem da Humanidade e saber mais sobre o Universo.
Subjacente a tudo isto, existe uma história de amor que remontava ao passado e que une Adrian e Keira.

Sem comentários:

Enviar um comentário