Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Observações

Autor:  Jane Harris
Edição: 2010, Abril
Páginas: 448
ISBN: 9789722343312
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.

A minha opinião:
Nas primeiras páginas, Bessy Buckley prendeu-me à história. Uma miúda mentirosa, malcriada, vivaça que se reinventa depois de uma fuga a uma vida sórdida e decadente com a mãe e que casualmente encontra Arabella Reid, da pequena aristocracia, mas que vive numa degradada mansão sem mais empregados e casada com um sovina, com pretensões políticas.
A curiosidade e sagacidade levam-na a descobrir e bisbilhotar o "Observações", apesar da estima e admiração que sente pela patroa, e as consequências são tremendas. O suspense e a intensidade da história aumenta e tornou-se leitura compulsiva, para desvendar um passado de culpa com uma antecessora.
Bem contada, com usos e costumes de uma época, este emocionante romance é maravilhoso.




1 comentário:

  1. Li este livro no ano passado. Houve alturas em que me cansava dele, mas no geral achei uma leitura razoável.

    ResponderEliminar