sábado, 27 de agosto de 2011

Ingredientes para o Amor

Autor: Erica Bauermeister
Edição: 2009
Páginas: 198
ISBN: 978-989-628-146-5
Editora: Quidnovi


Sinopse:
Uma vez por mês, numa segunda-feira à noite, oito alunos de um curso de culinária reúnem-se no restaurante de Lilian para mais uma aula. Entre eles encontram-se Claire, uma jovem mãe ainda a habituar-se a esta sua nova identidade, Tom, um advogado cuja vida foi virada do avesso por uma grande perda, Antónia, uma designer de cozinhas italiana que está a tentar adaptar-se à vida na América e Carl e Helen, um casal já idoso cuja longa relação guarda surpresas de que o resto da turma nunca poderia suspeitar. Os alunos começam a aprender a arte que está por detrás das inspiradoras refeições criadas por Lilian, mas rapidamente se torna claro que todos andam, na realidade, à procura de uma receita para qualquer coisa que está muito além da cozinha. Um por um, vão sendo, pois, transformados pelos aromas, os sabores e as texturas do que vão criando, como por exemplo um bolo branco que desencadeia uma série de reflexões sobre a doce fragilidade do amor e um molho de tomate e alho que parece fazer desabrochar uma paixão mas esmorecer outra. Com o tempo, os percursos destas pessoas vão-se entre-cruzando e a essência da arte culinária de Lilian vai extravasando do restaurante para os recantos mais ocultos das suas vidas, com resultados muitas vezes surpreendentes e sempre deliciosos.

A minha opinião:
Este livro foi um miminho. Miminho pelas suas dimensões, os seus pequenos capitulos alusivos a cada personagem (e às especiais circunstâncias em que se encontram),e pela escrita inspirada que propõe despertar-nos os sentidos e reavivar memórias. 
Lilian, dona de restaurante e quem administra o curso de culinária de um modo muito particular é alguém que em criança foi seduzido pelos alimentos e pela sua preparação transformando essa arte num verdadeiro dom que consegue modificar a vida das pessoas que o partilham. Os alunos do curso vão ser surpreendidos e estabelecer imprevisíveis laços entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário